sábado, 24 de janeiro de 2009

luto


Os evangélicos do Brasil estão de luto com o que aconteceu na igreja Renascer, no ultimo dia 18, ao total foram nove mortos e 113 feridos. Todos acompanhamos apreensivos os fatos pela TV, cada detalhe tem sido mostrado minuciosamente e, segundo a midia, os culpados já foram encontrados. Que??? A igreja claro. Acusações de negligencia com a estrutura do prédio são expostas de maneira clara e explicita. A imprensa se manifesta contra a igreja de uma maneira voraz, e o era para ser uma fatalidade, aliás uma triste fatalidade, virou motivo de escárnio, escândalo e perseguição. Mesmo com mortes, e um grande número de feridos, as emissoras de TV estão fazendo da desgraça alheia um show de terror.

Alguns dias após o incidente na Renascer, uma igreja católica, em Ilhota, Santa Catarina, que guardava as doações para os desabrigados das enchentes, pegou fogo. Em declaração a imprensa um dos bombeiros que cuidava do caso disse que isso era uma fatalidade e que o incêndio provavelmente era criminoso, pois não havia sinal de curto circuito. Nesse caso, graças a DEUS, ninguém se feriu, se perderam somente as doações e a estrutura do fundo da igreja. Mas qualquer hipótese de negligencia ou maus cuidados com o prédio, que não mal tinha as paredes rebocadas, foi imediatamente descartada.
A maioria das pessoas comenta por ai o ocorrido na igreja Renascer, mas pouco se ouviu falar do incêndio em Santa Catarina.
Não quero especular o que aconteceu lá, mas os dois casos aconteceram em uma espaço de tempo muito próximo e é comum que se comente de noticias por ai. Mas a mídia está em cima da Renascer como "urubu na carniça", esperando apenas a oportunidade de "devora-la".
Como é de costume comentar sobre noticias, em uma conversa que participei, algumas pessoas estavam condenado a Renascer, diziam que o templo estava em más condições porque o dinheiro estava sendo usado pelos pastore, e detalhe, em nome de Jesus, ainda se referindo aos fundadores da igreja. Bem no meio dessa conversa entrou a chamada do incêndio em SC e para minha surpresa ninguém falou nada, a não ser que era uma pena, pois essas roupas eram para os desabrigados.
Não satisfeita em ver a minha fé, (isso mesmo minha fé, não faço parte da Igreja Renascer em Cristo, mas era do meu Jesus que estavam zombando, e daqueles que levam o seu nome), eu dei minha opinião:

"É claro que quando a igreja é protestante o que era para ser uma fatalidade vira negligencia, quando não é por mais que pareça negligencia (o que no caso não foi), se torna uma fatalidade ou até mesmo um crime".

Houve um silencio, curto, mas um silencio, no local em que eu estava... Eu não pude ficar quieta, dei meu "grito" de protesto, como eu já disse graças a DEUS não morreu ninguém no incêndio, mas vejo hoje pessoas que se compadecem mais com roupas para doações do que com vidas.
Não posso dizer se os pastores e lideres da Renascer estão certo ou errados, como eu já disse não faço parte dessa igreja, e na verdade não me interessa quem está certo ou errado. Mas é a nossa fé, nosso Deus, e falam Dele, quando falam daqueles que levam seu nome.
Podemos até não concordar com a maneira que eles cuidavam de seu templo, mas não devemos aceitar que tratem nossos irmãos em Cristo como crápulas. Se houve algum erro sabemos que a justiça de DEUS vai se manifestar, como já o fez.
Muitas vezes nós mesmo protestantes estamos, criticando ao invés de orar por esse ministério.
Quanto tempo a catedral da Sé, um marco da arquitetura de São Paulo, ficou em ruínas, caindo aos pedaços, e ainda assim, era visitada e se celebravam missas nela, até que um tijolo caiu de verdade e ela foi fechada para reforma. E só porque esse tijolo não caiu em ninguém, as pessoas que cuidavam da catedral, eram mais responsáveis, estavam mais certas, cometeram menos erros?
Julga-se demais, fala-se demais e compadece-se de menos...O nosso dever como cristãos é orar, e se possível ajudar.

Nenhum comentário: